segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Quadro: Tomás Joaquim Pereira Valente (Simplício Rodrigues de Sá, c. 1830)



Tomás Joaquim Pereira Valente, 1.º barão e conde de Rio Pardo (Porto, 1790 — Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 1849) foi um militar e político nascido em Portugal e naturalizado brasileiro. Participou na Guerra Peninsular de 1808 a 1814, na Leal Legião Lusitana, depois Batalhão de Caçadores 7, sendo ferido, ligeiramente, no combate de Alcantara, em 1809, e, gravemente, na batalha de Vitória, em 1813. Major desde 1814, em 1817 foi transferido para o Batalhão de Caçadores 3, que foi transferido para o Brasil, chegando em 1818. Vem a ser o comandante das forças imperiais contra a república riograndense, durante a revolução farroupilha, e cumpriu também as funções de Ministro da Guerra.

Usa grande uniforme de tenente general do Imperial Exército Brasileiro.


Imagem aumentada, com perda de resolução

IDENTIFICAÇÃO DAS MEDALHAS
Ao pescoço, a colar, a Imperial Ordem da Rosa, grau de Dignatário & Cruz da Guerra Peninsular de Ouro 1.ª classe, com 4 campanhas. De notar o uso não regimentado da Cruz de Guerra Peninsular como gravata, montada decerto a gosto do oficial.
A tiracolo a banda de Grã Cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro
No peito esquerdo, na fileira superior, a Imperial Ordem de Cristo, grau de comendador, a Medalha Comemorativa da Batalha de Vitória (Espanha) & a Medalha Comemorativa da Batalha de Albuhera (Espanha). 
Na fileira central, placas de comendador da Imperial Ordem da Rosa e de Oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro (pode ser Dignatário, o grau acima, mas o desenho é o de oficial; o de dignatário tem, adicionalmente, uma coroa de louros em esmalte verde a rodear a parte central). 
Na fileira inferior, única, a placa de comendador da Imperial Ordem de Cristo.

Fontes e bibliografia consultada
- ESTRELA, Paulo Jorge, Ordens e Condecorações Portuguesas 1793-1824, Lisboa, Tribuna da História, 2008.

Retrato de Simplício Rodrigues de Sá, do acervo do Museu Imperial de Petrópolis, em http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/158


visite e apoie os museus

2 comentários:

  1. Respostas
    1. São parecidos, mas não é D. Pedro; é D. Tomás. Vê-se claramente pelo uniforme e pelas medalhas. Por exemp+lo, D. Pedro nunca combateu na Guerra Peninsular, este senhor sim. E finalmente, este tem o grande uniforme de tenente general e D. Pedro usava o de marechal, muitíssimo mais decorado.

      Eliminar