MEDALHA COMEMORATIVA DAS CAMPANHAS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
Conforme indica o artigo 6.º do Regulamento específico a esta medalha, publicado a 18/1/1917, a medalhas das Campanhas vinha também em ligação directa à medalha da rainha D. Amélia, que desde 1902, servia como medalhas geral de campanhas. Todas as passadeiras que foram aprovadas para esta última poderiam ser usadas na nova medalha.
A MEDALHA COMEMORATIVA DAS CAMPANHAS é atribuída “aos militares que tenham servido em situação de campanha” (Art. 46.º do Regulamento de 2002).
DESENHO
ANVERSO: emblema nacional rodeado de um listel circular com a legenda «CAMPANHAS E COMISSÕES ESPECIAIS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, a legenda cercada de duas vergônteas de louro, frutadas e atadas nos topos proximais com um laço largo; encimando este conjunto, uma coroa mural de cinco torres.
REVERSO: disco tendo, na parte superior, uma Bandeira Nacional; sobrepostas a ela, e medindo quase todo o diâmetro, as figuras de um soldado do Exército, à dextra, um soldado da Força Aérea, ao centro, e um marinheiro da Armada, à sinistra, de pé e firmados num pedestal; o disco rodeado da legenda «ESTE REINO É OBRA DE SOLDADOS», em letras de tipo elzevir, maiúsculas, num listel circular, rematado inferiormente por um laço largo; encimando este conjunto, uma coroa mural idêntica à do anverso.
FONTES
- Decreto-Lei n.º 316/2002 de 27 de Dezembro - Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas;
- MELO, Olímpio de (1923), Ordens Militares Portuguesas e Outras Condecorações, Lisboa: Imprensa Nacional de Lisboa;
- OLIVEIRA, Humberto Nuno de (2005), "World War I Portuguese Campaign Medal Bars", in: JOMSA, Volume 56, Number 4, July-August 2005.
Padrão da insígnia da então recém criada Medalha Comemorativa das Campanhas do Exército Português, in: Diário do Governo, n.º 10, 18 de janeiro de 1917 (tanto esta como a Cruz de Guerra haviam sido criadas a 30 de novembro de 1916):
Padrão da insígnia da então recém criada Medalha Comemorativa das Campanhas do Exército Português, in: Diário do Governo, n.º 10, 18 de janeiro de 1917 (tanto esta como a Cruz de Guerra haviam sido criadas a 30 de novembro de 1916):
Pelo Diário do Governo n.º 162/1960,portaria n.º 17818 do diário do governo de 1960 também foi aprovada a barra da Índia
ResponderEliminarExmo Senhor gostaria de se possivel obter o vosso nºde telefone para a obtençao de Medalha dos Feridos Em Campanha. omeu n.de telemovel 913073939. Grato desde já pela a imformaçao com anizade
ResponderEliminar