sábado, 17 de outubro de 2015

Medalha Militar de ouro de Valor, modelo de 1863, assinado S. Silva



A primeira classe da Medalha Militar é denominada Valor desde 1863, 
e assim permanece até hoje. Criada a 2 de Outubro de 1863, por decreto da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, inicialmente com dois graus (ouro e prata) e hoje em dia com três graus (ouro, prata e cobre), "destinada a galardoar actos heróicos de extraordinária abnegação e valentia ou de grande coragem moral e excepcional capacidade de decisão, quer em campanha, quer em tempo de paz, mas sempre em circunstâncias em que haja comprovado ou presumível perigo de vida" (Decreto-Lei n.º 316/2002 de 27 de Dezembro).



Após a Torre e Espada, a medalha de Valor Militar ocupa o segundo lugar na ordem de precedência. Até 1919, foi atribuída apenas no grau ouro e prata, tendo então surgido o grau cobre (como já havia apenas na classe de Comportamento Exemplar, desde 1863), dando acesso aos sargentos e praças a esta e à Bons Serviços.



De coleção privada.

2 comentários:

  1. Caro Jorge,

    Encontrei uma foto de um antepassado que me parece ter uma destas medalhas militares. Gostava de pedir a sua ajuda e enviar-lhe a fotografia porque não consigo identificar nem a medalha nem o uniforme.

    Cumprimentos,
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigado pela visita. Esta medalha tinha três classes, sendo que o anverso era sempre o mesmo (com pequenas diferenças relativas ao cunho). A forma de se identificar a classe é através do reverso, que terá o nome da classe ao centro, ou pela cor da fita (azul=valor, vermelho=serviços distintos e verde=comportmento exemplar).

      Eliminar